Tornados no sul dos Estados Unidos provocaram danos “catastróficos”, resultando na morte de pelo menos 18 pessoas até a manhã desta segunda-feira (13), segundo autoridades locais. O Mississippi foi um dos estados mais afetados, com 11 vítimas, conforme a porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências. Seis pessoas faleceram na Geórgia e uma em Arkansas.
Cerca de 860 mil americanos estão sem eletricidade nos estados do Texas, Louisiana, Mississippi e Geórgia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 39 tornados e 29 ocorrências de granizo. Os ventos continuam em direção à costa leste dos EUA, com mais de 39 milhões de pessoas em 11 estados sob ameaça de condições climáticas severas nesta segunda-feira.
Até agora, a Defesa Civil informou que centenas de estruturas foram danificadas. “Pelo menos 200 a 300 casas foram atingidas apenas em Monroe”, declarou Jaime Mayo, prefeito da cidade na Louisiana.
Os ventos fortes e as chuvas intensas devem chegar a Nova York ainda hoje. O prefeito Bill de Blasio aconselhou os moradores a manterem distanciamento social e a permanecerem em casa como melhor forma de se proteger. A ameaça das tempestades ocorre em meio à pandemia de coronavírus, e autoridades de saúde no Mississippi garantiram que haverá álcool em gel nos abrigos, pedindo também que as pessoas continuem usando máscaras.